Quem gosta de ter uma hortinha em casa não pode deixar de plantar algumas plantas medicinais incríveis que vão ajudar em momentos de necessidade ou mesmo para aumentar o sistema imunológico.
Claro, embora sejam naturais, é sempre importante falar com seu médico e ter certeza de que seu uso está permitido, está bem?
Existem orientações que vêm ainda da época de nossas avós, por isso é sempre bom ter por perto essas plantas medicinais úteis para tratar alguns problemas primários de saúde. Separamos aqui as melhores espécies para você!
Aloe vera
A famosa babosa talvez seja a mais antiga das plantas medicinais. Hoje em dia, sua popularidade é enorme e é possível notar a presença do aloe vera até mesmo em produtos cosméticos.
Olha só:
Plantas cicatrizantes: melhores espécies!
O gel extraído das folhas da babosa é utilizado para tratar queimaduras solares, pequenos cortes e outras doenças da pele, assim como irritações da pele e infecções bacterianas. Além disso, o aloe vera é útil para reduzir o inchaço provocado pela artrite, entorses, espasmos musculares e lesões esportivas.
Entre outros benefícios, a babosa melhora a circulação sanguínea, estimula o crescimento celular e protege as células contra danos, pois é antioxidante.
Alecrim
O alecrim tem diversos fins medicinais, sendo que os mais comuns envolvem o alívio do estresse, melhora da função cerebral, estímulo do crescimento capilar, auxílio no alívio da dor e inflamação de articulações, repelente natural contra insetos e aumento da circulação.
Como é uma planta aromática, seu óleo é usado na aromaterapia, o que é interessante para pessoas com ansiedade crônica.
Essa planta tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, logo ajuda a estimular o sistema imunológico e melhorar a circulação sanguínea.
Hortelã
Outra planta aromática de sucesso e que é super valiosa para sua saúde é a hortelã, mas muitas pessoas têm receio no plantio porque é uma espécie que se propaga com facilidade.
A indicação é fazer o cultivo em um vaso para limitar o espaço.
De todo modo, a hortelã é maravilhosa para tratar náuseas, vômitos, diarreia e indigestão, melhorar a digestão e alergias.
Também ajuda na absorção de nutrientes, bem como aliviar o congestionamento do nariz (o que é ótimo para problemas de sinusite) e dores de cabeça.
Lavanda
Essa é uma das plantas medicinais mais queridinhas dos lares, pois produz flores lindas que exalam um perfume marcante.
Normalmente, seu cultivo é feito em jardim, mas nada lhe impede de plantá-la em vasos e deixá-la em ambientes internos, como na cozinha.
Assim, a lavanda favorece o sono (então, se quiser, pode deixá-la no seu quarto também), alivia as cólicas menstruais, melhora a saúde da pele e distúrbios do humor.
Basicamente, é uma planta que tem propriedades relaxantes e calmantes que aparece em muitos óleos essenciais, chás e sachês.
Capim-limão
Essa erva é usada tanto por meio das folhas quanto pelo óleo extraído delas. No entanto, você pode ainda fazer chá de suas folhas para reduzir as dores da menstruação e abdominais em geral, pois tem efeito sedativo.
O óleo do capim-limão traz inúmeras vantagens, visando tratar espasmos do trato digestivo, hipertensão, úlceras gástricas, diarreia, constipação, azia, flatulência, náuseas e vômitos, indigestão, dores reumáticas, dores de garganta e de dente e também nervosismo.
Não somente isso, o óleo do capim-limão pode matar os germes e atuar como adstringente suave.
Gengibre
Alguns adoram, outros odeiam pelo seu gosto, mas ninguém pode negar o quanto o gengibre é sensacional para a saúde.
Nesse caso, se você ainda não sabe, o gengibre é capaz de tratar náuseas, combater gripes e resfriados, reduzir os níveis de açúcar no sangue, ajudar na artrite e melhorar os fatores de risco para doenças cardíacas.
Essa planta também favorece a perda de peso, reduz o colesterol e, para mulheres grávidas, alivia o enjoo matinal.
Calêndula
A calêndula não tem um sabor agradável quando sozinha, porém se combinar com a hortelã, por exemplo, você consegue aproveitar melhor um chá.
Muitas vezes, você encontrará a calêndula em pomadas, sabonetes líquidos e até xampus. Ainda, a planta gera uma flor linda e é um ótimo complemento para o seu jardim.
Podemos citar como usos medicinais dessa planta: tratamento de problemas e irritação de pele, ferimentos, assaduras e glândulas inchadas.
Sálvia
A sálvia pode ser reconfortante para problemas de boca/garganta, como aftas, dores de dente e garganta, consequências da menopausa, melhora na função cerebral e até clareamento dental.
Essa é uma planta medicinal adorável e a vantagem é justamente porque o uso é praticamente oral, via chá ou mesmo mastigando folhas e colocando-as perto da área afetada.
No chá, basta usar as folhas e deixá-las em infusão com água quente.
A bancada do banheiro é o cartão de visita do cômodo, mas, segundo especialistas, essas coisas aqui podem acabar com o visual dela.
👉 Continue Lendo.. Clique aqui







