Nada como chegar em casa depois de um dia cansativo e encontrar um ambiente organizado e acolhedor. Mas, às vezes, sem perceber, cometemos alguns erros de decoração que acabam deixando a casa com a sensação de estar bagunçada, mesmo quando está tudo no lugar.
Quer evitar esse problema e deixar os ambientes mais arrumados? Veja os 6 erros mais comuns que podem dar essa impressão de desordem e como corrigi-los!
1. Excesso de móveis e objetos
A vontade de “encher” os ambientes com móveis e objetos decorativos pode parecer boa, mas o excesso de itens faz a casa parecer cheia e desorganizada.
Quando há muitos móveis ou objetos espalhados, mesmo que organizados, o espaço fica visualmente sobrecarregado. Para evitar essa sensação, escolha peças essenciais e opte por um design mais minimalista. Menos é mais!
2. Falta de padrões e harmonia
Misturar muitos estilos e padrões diferentes pode causar uma sensação de caos visual. Ter peças com estampas e texturas muito variadas pode quebrar a harmonia do ambiente, criando um efeito de bagunça.
Tente escolher um tema ou estilo para cada cômodo e, ao combinar cores e padrões, procure sempre manter um certo equilíbrio, sem deixar o ambiente confuso.
3. Acúmulo de objetos pequenos
É fácil cair na tentação de colocar vários objetos pequenos e fofos pela casa, mas eles podem dar uma impressão de desordem.
Mesmo que organizados, os itens pequenos demais acabam criando um visual poluído. Ao invés de decorar com dezenas de objetos pequenos, aposte em alguns itens maiores e mais impactantes, que ocupam o espaço de maneira mais equilibrada.
4. Não pensar no espaço e no fluxo
Outro erro que pode gerar uma sensação de desordem é o mau planejamento do layout do ambiente. Colocar móveis de forma a obstruir o fluxo de circulação ou deixar espaços vazios demais pode fazer a casa parecer mais apertada ou “bagunçada”.
Tente sempre garantir que o espaço esteja fluido e funcional, permitindo que as pessoas se movam livremente e criando áreas organizadas para cada atividade.
5. Falta de organização com os fios
Os fios de eletrônicos são um dos maiores vilões quando o assunto é desordem. Deixar cabos à mostra, sem organização, cria um ambiente visualmente poluído e bagunçado.
Invista em organizadores de fios, ou até mesmo móveis que escondem esses cabos, para garantir um visual mais limpo e arrumado.
6. Não manter a ordem regularmente
Por último, um erro simples, mas que compromete muito a aparência da casa: a falta de manutenção da organização. É fácil deixar os objetos se acumularem, mas a chave para evitar que a casa pareça bagunçada é fazer pequenas arrumações diárias. Destine alguns minutos do seu dia para reorganizar itens que saíram do lugar e manter o ambiente sempre agradável.
Aprenda como combinar tapete e sofá de forma equilibrada, criando um ambiente harmonioso com dicas de cores e contrastes ideais.
👉 Continue Lendo.. Clique aqui





