As plantas se tornaram um elemento indispensável na decoração de ambientes. Elas não só embelezam os espaços, mas também trazem um toque de frescor e vida aos cômodos. No entanto, muitas pessoas enfrentam o desafio de organizar suas plantinhas de maneira eficaz e harmoniosa.
A boa notícia é que com algumas dicas práticas, é possível não apenas organizar as plantas, mas também melhorar a estética da casa. Confira como as suas plantinhas podem ser organizadas na sua casa.
1. Organize plantas que tenham algo em comum
Uma das formas mais simples e eficazes de organizar suas plantas é agrupá-las de acordo com alguma característica comum, seja pela espécie, cor ou tipo de vaso. Por exemplo, você pode criar um canto especial com diversas suculentas, ou reunir plantas que possuem vasos feitos do mesmo material, como cerâmica.
Essa abordagem cria uma unidade visual que dá uma sensação de ordem e harmonia ao ambiente, além de evitar a bagunça visual que muitas vezes surge com a presença de plantas espalhadas aleatoriamente.
2. Vasos suspensos
Embora colocar as plantas no chão seja a solução mais comum, ela pode ocupar muito espaço e comprometer a passagem, além de criar um visual desorganizado.
Uma alternativa é utilizar estantes, aparadores, prateleiras e nichos para expor as plantas. Para quem busca algo mais criativo e diferenciado, a instalação de ganchos ou suportes nas paredes ou no teto pode transformar qualquer ambiente em um pequeno jardim suspenso, trazendo uma decoração urban jungle super moderna.
3. Sem medo de vasos grandes
À medida que suas plantas crescem, os vasos pequenos podem se tornar um obstáculo, não apenas para o desenvolvimento delas, mas também para a organização do ambiente.
Uma boa dica é realizar o transplante para vasos maiores, especialmente no caso de plantas pequenas, como cactos e violetas. Além disso, ao agrupar plantas semelhantes em um único recipiente, você economiza espaço e cria uma decoração mais coesa.
Lembre-se de que é importante não misturar plantas que possuem necessidades diferentes, como cactos e plantas que demandam mais água.
4. Plantas com uso estratégico
Se você tem um canto ou uma parede com acabamento descascado ou algum detalhe que não gosta, as plantas podem ser suas grandes aliadas.
Colocar uma planta de grande porte ou um arranjo mais denso pode disfarçar esses problemas de forma prática e econômica, evitando reformas caras.
Apenas fique atento à exigência de luz solar de cada planta, garantindo que elas cresçam saudáveis e com boa aparência.
5. Organize os vasos das plantas como um profissional
Outra dica que te ajuda a organizar plantas e ter um visual mais agradável é saber como dispor os vasos. De maneira geral, indica-se que os grandes fiquem sempre no fundo e os pequenos na frente.
Se possível, forme um efeito gradual com os vasos, colocando os grandes no fundo, os médios no meio e os pequenos na frente. Disponha os recipientes de maneira irregular, criando um efeito de volume bonito.
Outra forma de organização é manter vasos grandes no centro do espaço e dispor os menores ao redor, sempre tomando o cuidado de deixar todas as plantas visíveis. Assim, conseguirá identificar rapidamente cada uma delas.
A bancada do banheiro é o cartão de visita do cômodo, mas, segundo especialistas, essas coisas aqui podem acabar com o visual dela.
👉 Continue Lendo.. Clique aqui




