Decorar hall de entrada ou corredores nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando se fala em cores. Não é para menos, afinal, o espaço tende a ser mais escuro e menor que o restante da casa.
Quer evitar erros? Então, é importante conhecer cores que não podem ser usadas em hall de entrada e corredores. A seguir, apresentamos algumas tonalidades para evitar e damos dicas de tons que ficam bem nesses espaços. Acompanhe!
Hall de entrada e corredores: cores de que você deve evitar
A lista de cores que você não deve usar nesses espaços abrange tons mais vibrantes e escuros. Confira alguns que as pessoas normalmente usam e acabam errando:
Vermelho

O vermelho é um tom mais chamativo com efeito estimulante. Utilizá-lo na entrada de seu lar, por exemplo, pode passar uma sensação de agitação e ansiedade, o que não é interessante despertar em quem chega na sua casa.
Portanto, procure evitar essa cor na decoração do hall de entrada e de corredores. Se gostar muito dela e quiser utilizá-la mesmo assim, indica-se que faça isso com moderação, inserindo detalhes vermelhos na decoração. Não use a cor de forma predominante.
Rosa vibrante
O rosa vibrante, como o pink, tem um subtom avermelhado. Isso acaba dando para a cor um efeito estimulante, assim como o vermelho puro.
Pode não parecer, mas para pessoas que buscam ter sensação de tranquilidade, calma e relaxamento, o uso do rosa vibrante não é uma boa opção. Ele estimula sentimentos contrários ao que a pessoa busca. Logo, tente evitar essa tonalidade!

Gosta muito de rosa e quer inseri-lo na decoração? Neste caso, a recomendação é que recorra a tons suaves, como o rosa pastel. Ele é delicado e remete a uma sensação de conforto e aconchego, além de tornar o espaço mais iluminado.
Inclusive, dá para usar o rosa pastel de forma predominante no corredor e hall de entrada! Se preferir, também existe a possibilidade de combiná-lo com um bege claro, que dá uma impressão extra de aconchego por ser uma cor mais quente.
Veja também:
Como incluir o bege na decoração da sala?
Preto
Há quem queira pintar o hall de entrada ou corredor inteiro de preto. No entanto, é preciso ter cuidado com essa cor, principalmente em áreas tão pequenas.
O motivo é simples: o preto reduz visualmente o espaço, dando a impressão de que ele é ainda menor. Ao utilizá-lo, sobretudo no corredor, você pode ter uma sensação de sufocamento ao passar pela área.

Por isso, indica-se que procure evitar o uso do preto de maneira predominante no espaço. Quer utilizar a tonalidade nas paredes mesmo assim? Então, procure alternativas para combiná-lo com um tom claro, como o branco, para não reduzir visualmente o espaço.
Você pode, por exemplo, pintar as paredes de branco e as portas de preto. O resultado é refinado e elegante, sem deixar o estilo de lado. Você também pode inserir quadros com detalhes pretos, como molduras, pela área.
Quando você usa o branco com maior destaque no espaço, é possível torná-lo mais claro e iluminado, o que passa uma boa impressão para as pessoas que utilizam o hall de entrada e os corredores.
Roxo
O roxo tornará o espaço mais escuro, sem passar uma boa primeira impressão ao entrar no imóvel. Também pode tornar corredores sufocantes, sobretudo ao usá-lo em toda a parede.

Dá para evitar esse resultado se trabalhar com tons mais suaves de roxo, como o lilás. Ele traz uma sensação extra de calma e tranquilidade para o ambiente, além de contribuir para que o espaço seja mais claro e iluminado.
Você não precisa inserir o lilás de modo predominante no espaço, se não quiser. Considere usar uma cor clara neutra na área e insira pequenos toques de lilás, como em flores e objetos de decoração como os quadros.
Laranja
O laranja, principalmente em tonalidades mais intensas, tem efeito estimulante e pode contribuir para passar uma impressão de agitação. Por isso, não se indica seu uso em áreas como o hall de entrada e no corredor.

Caso queira utilizar esse tom mesmo assim, o ideal é que opte por um mais sóbrio, como o laranja-queimado. Ele é elegante e ajuda a passar uma sensação de conforto para o espaço, compensando mais o uso.
Aprenda como combinar tapete e sofá de forma equilibrada, criando um ambiente harmonioso com dicas de cores e contrastes ideais.
👉 Continue Lendo.. Clique aqui