August 17, 2020

O que é a Ordem de Advogados do Brasil e como ela funciona?

By mironeasca

OABSer advogado é uma profissão muito popular entre os brasileiros, mas tornar-se um não é realmente simples. Entre os muitos requisitos necessários para a realização da profissão, ser subscrito ao OAB é o mais importante para aqueles que querem agir legalmente perante um tribunal e proporcionar consulta jurídica. Aqui vamos te mostrar para que serve a Ordem dos Advogados que você não pode deixar de saber para fazer a inscrição OAB 2021. 

A Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, é a ordem dos Advogados do Brasil. Foi fundada em 1930 e é responsável pela regulação da profissão de advogado no país. Sua sede nacional é em Brasília.

A partir de julho de 2014, o OAB tem 896.111 colaboradores, dos quais 822.160 são advogados registrados que passaram no exame OAB. Os restantes 73.951 são compostos por estagiários e por trabalhadores suplementares. O principal contribuinte para os números da OAB é o estado de São Paulo, com mais de 250.000 advogados e mais de 17.000 outros trabalhadores, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os licenciados universitários de Direito que pretendam agir em nome de clientes perante um tribunal de justiça devem estar registados no OAB. Só aqueles que estão devidamente registados podem consultar e comparecer perante o Tribunal. A OAB é uma organização independente do governo, mas tem alguns poderes públicos, que incluem a ação disciplinar sobre seus membros.

Cabe à Comissão Nacional de educação jurídica do Conselho Federal da OAB acreditar e autorizar as universidades que cumprem as qualificações estabelecidas para a emissão de um diploma de Direito. As universidades também têm que se conformar com os regulamentos do Ministério federal da Educação.

Como funciona o Exame da OAB e quando fazer?

O exame de admissão é realizado em todo o país e geralmente ocorre duas ou três vezes por ano, normalmente em janeiro, março e setembro. O exame é considerado difícil e requer muita preparação dos alunos que estão se candidatando a ele. Vale dizer que o exame é necessário somente para validar a profissão de advocacia, mas mesmo antes disso os formatos como bacharel em direito podem ser inscrever em concursos mesmo sem ter passado na prova da OAB.

Composto por duas seções, o exame OAB primeiro apresenta 80 perguntas de escolha múltipla que devem ser respondidas pelos candidatos. Para ser aprovado na seção seguinte, pelo menos 40 perguntas devem ser respondidas corretamente. O segundo passo é baseado nas preferências do candidato, ele ou ela pode optar por se concentrar em Direito Administrativo, civil, Constitucional, trabalhista, corporativo, criminal ou fiscal.

Com um assunto escolhido, o candidato deve responder a cinco perguntas de ensaio e uma moção escrita, com uma marca de aprovação de 60%. Depois de ter sido aprovado no exame OAB, o licenciado em Direito está registrado no OAB e é finalmente livre e legalmente capaz de exercer a sua profissão. Um relatório elaborado com base nos resultados dos últimos oito exames Ora indicou que apenas 18,5% dos candidatos passaram no teste na sua primeira tentativa.