Se você gosta de chá de hibisco, tem algumas dicas super importantes que você precisa conhecer para fazer esse tipo de planta ser bem cultivado e garantir o sabor de que você tanto gosta.
A hibisco é uma planta que gosta de sol e que pode se desenvolver bem em condições naturais com facilidade.
Nas próximas linhas, você confere dicas tão especiais e que podem fazer toda diferença.
Escolha um local bem ensolarado
A hibisco é uma flor que se dá muito bem com o sol. Esse contato direto com a luz solar ajuda a planta a receber os nutrientes de que precisa e isso é muito positivo para seu desenvolvimento.
Veja também: 2023 é o ano DESSAS plantas: descubra as espécies que serão tendência nos lares
Nesse sentido, o melhor que você pode fazer pela hibisco é ser bem seletivo quanto ao local onde vai plantar, optando por um local que receba bastante luz do sol ao longo do dia.
O negócio da hibisco é tomar sol. Com isso, dá para ter uma noção de que lugares com climas mais quentes tendem a não ser os melhores para ela, e você tem que procurar escolher aqueles locais que vão dar a ela a quantidade de luz solar que ela precisa e vai gostar de receber.
Pense bem no solo
Por ser uma planta que não se dá com o frio, você precisa pensar bem na hora de fazer o plantio da hibisco. Caso você more numa região fria, não vai ser boa ideia plantar diretamente no solo, onde ela vai ficar exposta a geadas e outras situações de frio extremo.
Dependendo da espécie de hibisco que você selecionou para cultivar, a temperatura mínima do solo que ela vai suportar fica entre 7 °C a 12 °C. Temperaturas abaixo disso vão colocar a vida da planta em risco. Por isso, é melhor evitar plantar diretamente no jardim da sua casa.
No geral, procure pensar e analisar bem o solo antes de fazer o cultivo da hibisco. Lembre-se que ela precisa de sol pleno para poder se desenvolver com bastante saúde.
Faça a rega regularmente
Outra coisa que você precisa se atentar é a frequência com que você irá regar esta planta. No geral, ela não precisa de uma quantidade exagerada de regas, pelo contrário.
Quando você perceber que o solo está seco, você pode fazer a rega, no horário da tarde, durante o verão. Com a chegada do inverno, fique de olho no solo e só faça a rega quando perceber que o solo perdeu a umidade.
A planta normalmente se dá melhor com a água da chuva, por ser uma planta que foi feita para o ar livre. Mas, como ela precisa de pelo menos 2,5 cm de água por semana, ela também vai receber bem a água encanada.
Além de tudo, tem mais uma coisa. A hibisco não gosta de água fria ou quente, assim como outras plantas. Por isso, sempre que você for fazer a rega, faça isso com água morna.
Proteja contra pragas
Se tem uma coisa que pode fazer mal às plantas, incluindo a hibisco, são as pragas. Infestações de insetos nunca são uma boa e acabam prejudicando bastante a saúde das plantas, quando não as matam.
Por isso, você que tem hibisco em casa precisa ficar de olho nesse tipo de situação, para evitar perder a sua planta.
No caso, o que dá para fazer é usar o truque da mistura de farinha de osso e torta de mamona.
Essa é uma técnica caseira que vai ajudar a preservar a saúde da hibisco. Tudo que você tem que fazer é ao redor da planta uma colher de sopa da mistura desses dois ingredientes.
Cuidar de adubar
Seja no inverno, seja no verão, você não pode deixar de adubar mensalmente a sua planta.
Isso é muito positivo para ela, porque ajuda a promover uma floração abundante e prolongada. Essa adubagem é mais importante ainda quando a planta está sendo cultivada em vaso.
Se você a plantou em terrenos calcários, a tendência é que suas hibiscos fiquem mais amarelas. Para resolver a situação, o que dá para você fazer é corrigir o solo, usando sulfato de ferro.
Da mesma forma, não deixe de fazer a poda anual da planta. A melhor época para a poda é o início da primavera.
Conheça a planta-aranha e suas variedades e veja por que você deveria investir nessa planta na sua casa também.
👉 Continue Lendo.. Clique aqui




